Mesmo ainda verdes e com calibre abaixo do ideal, o volume de cebolas em Irecê teve leve incremento nesta semana, devido à tentativa de produtores da região de adiantar os plantios para tentar se rentabilizar.
Além disso, houve um certo conflito de oferta por conta de bulbos de Santa Catarina e também de importadas que “subiram” ao Nordeste (estas, inclusive, com qualidade excelente), resultando em pressão sob as cotações na praça baiana. Assim, o preço pago pela saca de 20 kg caiu 13,40% ante ao último fechamento, terminando à média de R$ 49,50.
Vale ressaltar que existem grandes preocupações com a safra de Irecê de 2025, já que quase não choveu neste ano e os reservatórios de água estão desabastecidos. O segundo semestre deve ser ainda mais desafiador, caso esse cenário continue até lá.
A Climatempo até prevê a ocorrência de 60 mm de chuva nos próximos 15 dias em Irecê, no entanto, este volume é insuficiente para elevar o nível os reservatórios adequadamente, ainda mais com as temperaturas muito altas na praça (que desde os últimos dias têm ultrapassado a casa dos 33ºC).