O último final de semana foi marcado por chuvas em diversas cidades da Bahia, incluindo Irecê. Apesar das precipitações, o município não registrou danos estruturais ou vítimas, segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
Enquanto outras regiões do estado enfrentaram transtornos mais graves – como alagamentos em Camacã e deslizamentos em Salvador –, Irecê foi uma das localidades onde as chuvas não causaram maiores complicações. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para 328 cidades baianas, com previsão de chuvas intensas e ventos fortes até esta segunda-feira (14).
Melhora no tempo
De acordo com a Climatempo, após um domingo chuvoso em partes da Bahia, a tendência é que o tempo fique mais firme ao longo da semana. Em Irecê, a previsão indica redução nas precipitações nos próximos dias, com possibilidade de sol entre nuvens.
Chuvas trazem alívio para agricultura
As precipitações registradas na região podem beneficiar a agricultura local, já que o interior do Nordeste enfrentou déficit hídrico nos últimos meses. O Inmet destacou que as chuvas no centro-norte da Bahia, onde está Irecê, são positivas para as lavouras, embora ainda seja necessário monitorar os volumes para garantir a recuperação dos solos.
Recomendações da Defesa Civil
Apesar da situação tranquila em Irecê, a Defesa Civil orienta a população a ficar atenta a possíveis ventanias e evitar áreas de risco em dias de chuva mais intensa. Em caso de emergência, os contatos são: Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).