III Concurso de Quadrilhas Juninas de Irecê abre inscrições e celebra a força da tradição popular

Se tem uma coisa que pulsa forte no coração de Irecê é o São João. E como parte da programação da Cidade do São João 2025, a Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Cultura, acaba de lançar o edital do III Concurso de Quadrilhas Juninas - Categoria Especial, que promete movimentar o território e fortalecer ainda mais essa manifestação tão amada pelo povo nordestino.

Com premiação total de R$ 17,9 mil, o concurso chega à sua terceira edição reunindo grupos de toda a Bahia. As apresentações acontecerão entre maio e junho, em um espetáculo de cores, coreografias, alegria e muito forró pé de serra. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de abril, por meio de formulário eletrônico disponível no Instagram da Prefeitura (@prefeiturairece) Secretaria de Cultura (@secult.irece) e pelo e-mail saojoao.concursos@gmail.com.

Para acessar o edital completo, clique aqui.

Serão selecionadas até 20 quadrilhas, que devem ter no mínimo 15 casais de dançantes, todos devidamente caracterizados, com figurinos temáticos e enredos que celebrem as raízes nordestinas. Além das apresentações e da disputa pelas melhores colocações, os grupos finalistas ainda poderão ser convidados a se apresentar na Vila Caraíbas, durante os festejos juninos entre os dias 18 e 23 de junho.

Para a coordenadora do concurso e assessora da Secretaria de Cultura, Anne Alves, o evento é mais que uma competição. É memória, é pertencimento e é um poderoso ato de celebração cultural.

“O que mais me toca nesse concurso é a pluralidade. Temos desde quadrilhas formadas por estudantes e grupos da terceira idade até aquelas estilizadas que concorrem em todo o estado. Todos juntos, celebrando nossas raízes. É uma política pública que movimenta não só a cultura, mas toda a economia criativa: artesanato, costura, música, dança. É emocionante ver isso florescendo em nosso território”, destaca Anne.

A secretária interina de Cultura e coordenadora geral do São João, Soraya Pinto, reforça a importância de promover concursos como esse para garantir que a tradição junina permaneça viva e forte no coração do povo.

“São encontros que vão marcando a nossa história. A quadrilha é mais que dança: é um grande enredo, é identidade, é a nossa cara. Esse concurso ajuda a perpetuar nossos costumes, une gerações e fortalece o título de Irecê como a Cidade do São João”, afirma.

Com duas categorias, a Especial, voltada para grupos de Irecê e demais municípios da Bahia, e a Aberta, para escolas, entidades e iniciativas locais, o concurso reforça a política de valorização da cultura popular, democratizando o acesso e promovendo o envolvimento direto da comunidade.

As quadrilhas serão avaliadas por critérios como enredo, figurino, coreografia, repertório musical e animação. Aquelas que mais encantarem o público e os jurados levarão para casa não só os troféus e prêmios em dinheiro, mas também o reconhecimento de manter viva uma das tradições mais lindas do sertão.

📢 Entre no grupo do WhatsApp e fique bem informado!